A cerimônia de premiação do 42º Campeonato Brasileiro de Optmist, realizada no Hotel Amoaras, em Maria Farinha, contou com um grande número de autoridades, velejadores, técnicos, familiares e amantes dos esportes náuticos. O evento, comandando pelo comodoro do Cabanga Iate Clube, Cláudio Cardoso, foi marcado pela emoção e o entusiasmo dos jovens atletas que participaram do campeonato que teve o apoio, entre outros, das empresas Sete Mares, Schaefer Yatchs, Compesa, São Braz, Hotel Amoaras e ainda da Prefeitura de Paulista, representada durante o evento pela assessoria da Secretaria de Turismo.

A melhor Flotilha do campeonato foi a do Iate Clube do Rio de Janeiro, cuja Capitã Calu recebeu  o troféu das mãos de Ted Monteiro, um dos grandes nomes da vela brasileira. Em seguida foi a vez da equipe do Rio Grande do Sul receber das mãos de um dos diretores do Cabanga e também integrante da Comissão de Medição, Marcelo Soares, o troféu de segunda melhor flotilha. Depois disso receberam os prêmios os cinco primeiros colocados de cada categoria. Na categoria mirim, Lorenzo Correa ficou em primeiro lugar à frente de Lars Kunaht, seguido pelo terceio lugar, Philip Hoth, Roberto Cardoso em quarto e Bruna Patrício em quinto.

O vencedor da categoria infantil foi o nosso representante Tiago Monteiro, seguido por Guilherme Plentz, Matheus Oliveira, Diogo Zabeu e Tiago Soares respectivamente.

Na sequência, o comodoro convidou Patrícia Maranhão para fazer entrega dos troféus às cinco melhores velejadoras do campeonato: Clara Penteado em primeiro, Luíza Cruz, Olívia Belda, Daniela Luz e Esther Wollner. A categoria juvenil ficou com a seguinte classificação: Tiago Quevedo em primeiro, seguido por Gustavo Abduclech, João Vasconcelos, Gabriel Camargo e Iagor Franco em quinto.

O Presidente da Confederação Brasileira de Velas, Marcos Aurélio, “o responsável pelo soerguimento da vela no Brasil “, segundo o comodoro Cláudio Cardoso, fez a entrega do título de campeã brasileira por equipes à flotilha do Rio de Janeiro, composta por Clara Penteado, Iago Simões, Gustavo Abdulklech, Rubem Neto e Rafael Ribeiro. Em seguida foram apresentados os dezesseis melhores colocados que irão representar o Brasil no Campeonato sul-americano em Punta del Este, Uruguai.

Segundo o balanço feito pelo organizador do campeonato, Edival Júnior, “o evento teve cem por cento de êxito. O Cabanga saiu fortalecido pela capacidade técnica demonstrada pelos seus atletas, confirmadas pelas boas classificações obtidas, especialmente o terceiro lugar geral, Tiago Monteiro, o quinto infantil para Tiago Soares e o quarto mirim para Roberto Cardoso, e provou que não fica a dever a nenhum outro clube em capacidade de organização, equipamentos e logística, além de dispor de uma localização estratégica e cercado de belezas naturais”, afirmou Júnior.