Um celeiro de campeões do esporte a Vela e com uma das melhores estruturas do país para sediar importantes eventos náuticos. Este é o Cabanga Iate de Pernambuco que neste mês de setembro está promovendo dois importantes campeonatos regionais, onde mais de 50 velejadores estão participando. É o Norte/Nordeste de Laser e de Hobie Cat 16, que acontece de 06 a 08 (Laser) e 07 a 09 (Hobie Cat), na raia da praia de Maria Farinha.

Na Laser estão competindo atletas de Pernambuco, Sergipe, Bahia e Distrito Federal. Vale destacar que o atual campeão brasileiro da Laser Standard, João Ramos (DF) está participando. No primeiro dia de disputa foram realizadas três regatas. Yuri já iniciou com o pé direito e mostrou que veio para brigar pelo título na classe 4.7, pois está liderando após tirar 1º, 1º e 2º. Na segunda colocação está outro pernambucano, Edvaldo Barbosa, que cruzou a linha de chegada em 1º, 3º e 2º. 

Na Laser Radial, o velejador João Ramos (DF) está em primeiro após vencer duas regatas e chegar em segundo na outra. Na briga pelo lugar mais alto do pódio por Pernambuco está o experiente e atual campeão estadual Daniel Dantas, Ítalo Silva e o recém-chegado na classe, Mateus Pinheiro. 

Nesta sexta é a vez do Hobies entrarem na água para disputarem sete provas. Representando o estado estão duas duplas fortes e bastante competitivas, formadas por campeões: Claudio Cardoso/Ricardo Correa e Guilherme Araújo e Tiago Monteiro. Claudio é o atual campeão brasileiro da classe. Atletas  do Ceará, Paraíba e Sergipe completam a lista dos competidores.