O Cabanga fechou uma parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) para receber um Estágio Humanitário do curso de Engenharia da Complexidade da instituição para realizar a limpeza e a preservação do mangue próximo ao clube. O período, que contou para a grade curricular, durou 15 dias e teve a participação de dois velejadores do nosso clube: Vinícius Gondim e Ludmila Lira, estudantes do referido curso.
A Unicap busca, através dos estágios humanitários, desenvolver competências socioambientais nos estudantes de engenharia. E como o Cabanga é um clube ligado às causas em defesa da natureza, recebeu o estágio em um ambiente que Vinícius Gondim e Ludmila Lira já estão acostumados a frequentar por serem nossos atletas.
“Fico feliz em poder ajudar de alguma forma. Amo muito a praia, cresci vendo isso e sei que qualquer ajuda faz a diferença. Espero ter deixado a minha marca e contribuído para a limpeza do mangue, agregar de alguma forma. Era um local que estava muito poluído, mas que aos poucos está ficando mais limpo e pude participar disso também”, ressaltou Vinícius Gondim.
As atividades de conscientização e preservação do meio ambiente foram realizadas ininterruptamente das 8h às 12h contando quatro horas por dia de carga horária na grade curricular. A disciplina de Humanidades do curso visa exatamente criar experiências com as relações humanas para a formação dos estudantes.
“No curso de Engenha da Complexidade, oferecemos uma formação integral aos alunos. Além dos conteúdos técnicos, oferecemos também experiências para o crescimento humano. Na primeira parte do estágio, eles tiveram contato com pessoas de situação de rua em um trabalho em conjunto com uma ONG. Agora, é o contato com as questões socioambientais, pensar em soluções, limpeza e fazer essa imersão, ter o contato com a comunidade local que vive do mangue e do rio. São experiências de realidades da nossa cidade”, pontuou o professor João Elton, da disciplina de Humanidades.