A 31ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha, com partida marcada para o dia 12 de outubro, contará com uma participação especial. O cachorro Choppinho, da raça Lhasa Apso, reforçará a tripulação do barco Strega, vindo de São Paulo. O cãozinho participará pela segunda vez da Refeno acompanhado de Paula Lamberti e do comandante Fernando Mendes.

A primeira vez de Choppinho na maior regata oceânica da América Latina foi em 2015, enquanto esta será a quarta vez dos donos do Strega. A preparação para levar o cachorro foi cuidadosa, assim como há quatro anos, mas desta vez todos já estão bem mais acostumados às viagens.

“Choppinho hoje tem cinco anos e frequenta esse ambiente desde os cinco meses. Na primeira vez da Refeno, foi a maior viagem dele e foi bem tranquilo. De início, ele estranhou um pouco e demorou para fazer as suas necessidades. Mas depois se acostumou e curtiu muito Fernando de Noronha”, explicou Paula Lamberti.

Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

A organização para mais uma aventura foi feita pensando em todos os detalhes com o cumprimento das exigências. Entre elas estão o implante de microchip, vacina de raiva, sorologia de raiva, carteira de vacinação em dia, atestado de saúde, emissão do CVI (Certificado Veterinário Internacional) e o cumprimento da quarentena de 90 dias. Além disso, a tripulação leva um kit de farmácia pet, estoque de ração, colete salva-vidas, capinha de chuva, redes de proteção no veleiro, entre outros utensílios.

“Muita gente estranha e fica preocupado em levarmos um cãozinho a bordo, mas ele é muito saudável e feliz. Ele morreria de tristeza se não fosse conosco, sem contar que já está adaptado desde filhote. Estamos bem assessorados pela veterinária dele e outros profissionais da área. Além disso, ele não fica confinado dentro do barco. Ele vive em praias, corre, brinca, tem uma vida em contato com a natureza, que consideramos mais saudável do que a vida que proporcionaríamos a ele se estivéssemos na cidade, em um apartamento ou passeando somente pelas calçadas”, destacou a tripulante.

Após a Refeno, Choppinho embarcará em mais uma viagem no Strega junto a Paula Lamberti e Fernando Mendes. Desta vez, o destino será o Caribe e até por isso houve toda a preparação com o cumprimento das exigências. “Ele está pronto e curtirá com a gente mais essa viagem especial”, concluiu.