Firme na sua caminhada por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028, a velejadora do Cabanga Valentina Roma disputou mais uma grande competição internacional. Ela acaba de participar, com apoio da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) do Campeonato Mundial de ILCA em Qingdao, na China.
A competição reuniu 238 atletas, entre ILCA 6 e ILCA 7, de 49 países e foi marcada por condições climáticas desafiadoras, com ventos fracos e pouca visibilidade. Na Classe ILCA 6, o Brasil teve duas representantes dentre os 99 atletas. Valentina conquistou o 70º lugar, enquanto Ana Carolina Roth (Veleiros do Sul) finalizou na 93ª colocação.

”Foi mais uma grande experiência, competir em um campeonato ao lado de atletas olímpicas de alto nível foi muito importante”, enfatizou Valentina, de 16 anos.
Foi o segundo grande campeonato do Circuito Olímpico. Entre março e abril deste ano, a velejadora do Cabanga esteve na Espanha, onde disputou a 54ª edição do Trofeo Princesa Sofía, em Palma de Mallorca.
Antes de embarcar para a China, Valentina participou do 1º Training Camp ILCA 6 de Vela Feminina, uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Esportivo Feminino (PDEF) do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O treinamento ocorreu no início de maio, no Veleiros do Sul, em Porto Alegre.
Foto: CBVela.