Na manhã desta quarta-feira (2/10), no Conselho Distrital de Fernando de Noronha, ocorreu a coletiva de imprensa da 35ª Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno).

O balanço foi altamente positivo, com 90 embarcações partindo do Marco Zero do Recife e apenas quatro com problemas que foram resolvidos durante o percurso das 300 milhas náuticas (560 km).

O Fita Azul foi o Adrenalina Pura, dos sócios do Cabanga Humberto Carrilho, Cecília Peixoto e Avelar Loureiro. Foi a nona vitória da embarcação em nove participações. E em 2024 eles fizeram o quinto melhor tempo da história: 18h49min25s.

As ações sociais também foram bem requisitadas nas áreas de saúde, educação, jurídica e ambiental.

Participaram da coletiva Walter Neukranz, Diretor da Refeno; o Capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos de Pernambuco, Capitão Tojal; Minervino, vice-presidente do Conselho Distrital; Lilian Hangae, Chefe do ICMBio em Fernando de Noronha; e Léa Renata, coordenadora de comunicação, representando a administradora da Ilha, Thallyta Figueirôa. Também esteve presente Fúlvio Wagner, diretor presidente da EPC, representando também a Empetur e destacando a parceria da Governadora de Pernambuco Raquel Lyra com a Refeno.

A 35ª Refeno é uma realização do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e Instituto Cabanga de Responsabilidade Social. Tem o patrocínio Heineken 0.0, Allcatrazes, Dislub Energia, Copergás, Empetur, Banco do Nordeste – Governo Federal Brasil União e Reconstrução, Exmed e Shineray Eletric. E apoio da Marinha do Brasil, Capitania dos Portos de Pernambuco, Terceiro Distrito Naval, Capitania dos Portos de Pernambuco, ICMBio, Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, Prefeitura da Cidade do Recife, Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Artesanato Pernambuco, Adepe, Indústrias Becker, Agemar, CP Green Carlos Pinto Advocacia Estratégica, Federação Pernambucana de Vela, ABVO, Pernambuco Iate Clube, Jab Revela, Recife Marina, Porto Novo Recife, NACC e Livedot Tracking.