Após a medição dos barcos no sábado (31/08) e a abertura oficial no domingo (01/09), o Campeonato Sul-Americano de Optimist vai dar início as primeiras regatas nesta segunda-feira (02/09). O Cabanga está sendo representado pelos velejadores Felipe Hutzler, Beatriz Raposo e Marcelo Gomes, além do coordenador de vela do nosso clube Edival Júnior, que é um dos técnicos da delegação brasileira.

A competição está sendo disputada em Encarnacion, no sul do Paraguai. A cidade fica a 370 km da capital Assunção. Um detalhe é que o local não é em um clube, mas sim na marina de um condomínio de luxo, que fica uns 40 minutos do centro urbano de Encarnación.

“A gente vai ter uma dificuldade muito grande na adaptação, por conta de ser um lugar que venta bastante fraco e tem bastante correnteza. O Campeonato Sul-Americano tem um dos níveis mais altos do mundo. Argentina, Chile, Peru e Uruguai são equipes sempre muito fortes”, analisou o técnico Edival Júnior.

A COMPETIÇÃO

O campeonato receberá 157 atletas de 11 países diferentes. O Brasil contará com 26 atletas. “Temos um velejador que tem muita característica de velejar nessas condições, que é Felipe Hutzler, pelo biotipo. Marcelo e Beatriz, por serem o último campeonato deles, vão ter que usar da experiencia e talento para superar o biotipo que não é apropriado para esta condição”, conclui o treinador.

A janela para o Sul-Americano vai até o dia 7 de setembro. Os atletas da base e da vela jovem do Cabanga contam com suporte do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) para treinos e competições!