A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) informa que, a partir deste sábado (10/02), iniciará o segundo ciclo de defesa do caranguejo-uçá. O período vai até a quinta-feira (15/02) da próxima semana.
O período conhecido como andada é quando o caranguejo-uçá macho e fêmea saem das tocas e andam pelo manguezal para o acasalamento. O que garante, assim, a continuidade da espécie.
Nesta fase, é proibida a captura, manutenção em cativeiro, comercialização, transporte, industrialização e armazenamento do caranguejo-uçá. O próximo ciclo de defeso será entre os dias 11 e 16 de março.
O Cabanga reforça junto aos seus funcionários, marinheiros, prestadores e sócios a importância da não captura do caranguejo-uçá neste período.
Mão no Mangue
Um dos projetos do Cabanga de preservação da natureza é o Projeto Mão no Mangue. Em 2023, foram 78,6 toneladas de lixo recolhidas do Mangue e da Dársena.
Desde o começo do projeto, em 2015, já são 228 toneladas de entulhos recolhidos nessas áreas do Clube.
A responsabilidade com a natureza fez o Cabanga ser contemplado com a certificação ISO 14001, que engloba justamente um sistema de gestão para preservação do Meio Ambiente. O Clube também é detentor da ISO 9001, voltada para gestão de qualidade, que é baseada no atendimento prestado e satisfação dos sócios. Os dois títulos foram conquistados em 2019.