A velejadora Valentina Guimarães Roma está de malas prontas. A pernambucana viaja na madrugada desta quinta-feira (07/12) para o Rio de Janeiro, onde vai disputar o Campeonato Mundial da Juventude, em Búzios (RJ). A 52ª edição do Mundial será realizada de 8 a 16 de dezembro.

A competição tem a chancela da World Sailing. Estão confirmados mais de 450 velejadores de 61 países. A abertura do evento com o tradicional desfile das tripulações será dia 9 de dezembro e as regatas de 11 a 15.

Valentina, de 14 anos, será a representante do Brasil no feminino na Classe Ilca 6 – o gaúcho Felipe Fraquelli será no masculino. A competição também terá regatas das classes 420, 29er, Nacra, Kitesurf e iQFoil. A Seleção Brasileira de Vela Jovem conta com 14 atletas até 19 anos, de seis estados: Pernambuco, Distrito Federal, Santa Catarina, Maranhão, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Apesar da correria, Valentina está animada para a competição internacional. “Foi tudo meio emendado. Teve a Seletiva de Búzios, passei dez dias velejando na raia que vai ser o Mundial. Voltei, passei quatro dias aqui e retornei para lá para mais oito dias de treino, com ventos de toda a intensidade, forte, fraco e médio. Cheguei sábado passado em Recife e já estou indo de novo para Búzios”, explicou Valentina.

Nessa experiência inédita, a pernambucana conta com uma torcida bem especial. “Meu staff será meus pais, minha irmã que está morando em São Paulo, meus tias e tias, tudo mundo vai acompanhar, além da equipe brasileira também”, destacou a atleta.

CLASSIFICAÇÃO

Valentina se classificou para o Mundial da Juventude após se destacar nas competições classificatórias. Em janeiro deste ano, foi campeã feminina brasileira (sub-16) de Ilca 6. Em fevereiro, repetiu a dose na Copa da Juventude (Sub-16). Já em setembro, ficou em terceiro lugar na 36ª Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro (Sub-18) e venceu o Festival de Vela de Búzios.