A Flotilha do Cabanga Iate Clube buscará novos resultados históricos para a vela de Pernambuco. Entre os dias 16 a 22 de abril, a equipe disputará o Campeonato Brasil Centro – Seletiva de Optimist, em Cabo Frio, no Rio de Janeiro.

Neste ano, a Flotilha do Cabanga será formada por seis velejadores: Anita Zirpoli, Júlia Olivier, Roberto Cardoso, Gabriel Souza, Antônio da Fonte e Miguel Raposo. O torneio definirá a delegação do Brasil que disputará vagas nos principais torneios internacionais da classe como o Mundial, Europeu e Norte-Americano.

A expectativa é que o Brasil-Centro reúna mais de 150 velejadores de oito estados – Santa Catarina, Pernambuco, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Distrito Federal. Nos cinco dias de competição, estão previstas 12 regatas nas águas geladas de Cabo Frio.

Em 2017, o Time Cabanga fez bonito e enviou seis atletas para as competições internacionais. Marina da Fonte conseguiu classificação pela primeira vez para o Campeonato Mundial da modalidade, na Tailândia. Ludmila Lira se garantiu para o Europeu, disputado na Bulgária, enquanto Roberto Cardoso, Júlia Ollivier, Gabriel Souza e Letícia Lira carimbaram o passaporte para o Norte-Americano, no Canadá.

Entenda a classificação:

Campeonato Mundial

Os 5 primeiros colocados masculinos (Brasileiro + Brasil Centro) garantem vaga para o Mundial.

Campeonato Europeu
Os velejadores que ficarem entre o 6º e o 8º (masculino) se classificam para o Europeu, assim como a velejadora que conseguir o 1º lugar na classificação.

Norte-Americano
Os velejadores que ficarem entre a 9ª e a 16ª colocação classificam-se para o Norte-Americano ao lado de mais quatro velejadoras, sendo elas 2º, 3º, 4º e 5º lugar na classificação.