A grande festa para a Taça Comodoro 2018 de Oceano e Monotipos estava preparada para o sábado (24 fevereiro), mas um importante convidado não apareceu: o vento. Engana-se quem pensa que a baixa afetou o evento das embarcações .

Na classe Oceano, a festividade não foi deixada de lado, já que os barcos se reuniram, ligaram os motores e foram todos juntos até o ponto de chegada, a Praia de Porto de Galinhas. No Litoral Sul, os tripulantes foram recebidos no Restaurante Muganga Bistrô e comemoraram muito mais que uma disputa, mas a união e a festa de confraternização desta que foi a marca do início da gestão do comodoro Delmiro Gouveia.

Clique aqui e confira a galeria de fotos da Taça Comodoro

A festa também foi grande entre as embarcações de monotipo, com as disputas realizadas no último domingo (25 de fevereiro). A garotada do Optimist competiu na Bacia do Pina, no Recife. O campeão geral foi Antônio da Fonte. O segundo e terceiro lugar, respectivamente, ficou com Miguel Andrade e Julia Ollivier, que também venceu no feminino. Antônio da Fonte também levou a melhor na categoria Infantil. Na categoria iniciante, o pódio foi composto por Valentina Lima, primeira colocada, Francisco Carneiro em segundo e Luíza Laymer em terceiro. Milena Araújo venceu na categoria Estreante.

As classes Dingue, Day Sailer e Laser foram disputadas na raia de Maria Farinha, no Litoral Norte do Estado. Na primeira, o ponto mais alto do pódio ficou com a embarcação dos velejadores Paulo e Francisco Andrade, seguidos pelo Ver o Mar, de Rodrigo e Roberto Xavier, e do barco Gudino II, composto por José Araújo e Jhonas Gomes.

No Day Sailer, a embarcação Godot, de Paulo Malta e Homero Basilio, levou a melhor e foi a campeã. O segundo lugar ficou com o barco Maré Mansa (Lucio Acioli e Leonardo Menezes), seguido pela embarcação Zeus, de Felix Mendonça e Mirce Avila, terceira colocada. Na classe Laser, a melhor performance foi de Sebastião Lins, que ficou com o primeiro lugar nas disputas. Matheos Lima foi o segundo melhor.

No Snipe, o duelo entre Eduardo Fázio/Pedro Fázio e Luísa Vasconcelos/Victor Soares equilibrou a disputa. Cada um venceu uma regata, mas os irmãos Eduardo e Pedro terminaram levando a melhor no critério desempate. Dante/Vinicius ficaram em terceiro e Humberto/Idson Fágner em quarto.

A cerimônia de premiação de todas as classes será no dia 1º de março, a partir das 19h, na sede do Cabanga no Recife.

RESULTADO FINAL

OPTIMIST

Geral
1º – Antônio Roma
2º – Miguel Andrade
3º – Julia Ollivier
4º – Tais Guimarães
5º – Guilherme Araújo

Feminino
1º – Julia Ollivier

Infantil
1º – Antônio Roma

Iniciante
1º – Valentina Lima
2º – Francisco Carneiro
3º – Luíza Laymer
4º – Sofia Hutzler
5º – Clara Montenegro
6º – Katarina Oliveira
7º – Júlia Gomes

Estreante
1º – Milena Araújo

LASER
1º – Sebastião Lins
2º – Matheos Lima

DINGUE
1° – Paulo Andrade e Francisco Andrade
2° – Ver o Mar (Rodrigo e Roberto Xavier)
3° – Gudino II (José Araújo e Jhonas Gomes)
4° – Viagra (Gabriel Pinho e Caroline Makiama)
5° – Energia (Alexandre Mercanti e Marco Antonio)
6° – Gudino I (Danilo Alves e Fernando Nunes)

DAY SALER
1º – Godot (Paulo Malta e Homero Basilio)
2º – Mare Mansa (Lucio Acioli e Leonardo Menezes)
3º – Zeus (Felix Mendonça e Mirce Avila)

SNIPE
1º – Eduardo Fázio/Pedro Fázio
2º – Luísa Vasconcelos/Vitor Soares
3º – Dante/Vinicius
4º – Humberto/Idson Fágner