O público compareceu em peso e prestigiou, neste sábado (30), no Marco Zero do Recife, a partida da 29ª edição da Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha (Refeno). Neste ano, a prova, considerada uma das maiores competições de vela oceânica do Brasil, reuniu 47 embarcações e 352 tripulantes de 11 estados do Brasil e mais dois países. Ao todo, os veleiros percorrerão até o Arquipélago 292 milhas náuticas, o equivalente a 545 quilômetros de distância.

 “Mais uma vez o Cabanga presenteia a cidade do Recife com um grande desfile náutico. Presenciamos neste sábado uma linda festa da vela. O cais estava em festa saudando as embarcações”, comentou o Comodoro do Cabanga, Jaime Monteiro Jr.

Com vento favorável e aberto, girando em torno dos 11 a 13 nós, a partida foi considerada sem alteração pela Comissão de Regata. O mesmo não se pode esperar da travessia até Noronha. Segundo as previsões meteorológicas, o trajeto até a ilha será com mar agitado e ventos chegando à casa dos 20 nós. Essa intensidade pode até reduzir o tempo de chegada da primeira embarcação. A estimativa é que o primeiro veleiro chegue a Noronha nas primeiras horas após o raiar do sol deste domingo (1º).

Assim como nos últimos três anos, a embarcação Camiranga, do Rio Grande do Sul, atual tricampeã da Refeno, segue sendo a grande favorita ao troféu Fita Azul com chances, inclusive, de quebrar o seu próprio recorde entre monocascos, alcançado em 2016, com o tempo de 19h56min40s. O atual recorde geral da Refeno é do veleiro Adrenalina Pura, da Bahia, com a marca de 14h34min54, em 2007.

A embarcação pernambucana Patoruzu também vem com chances reais de brigar pelo título. O veleiro de Higínio Marinsalta foi todo reformado e promete uma disputa emblemática até a Ilha. 

 ACOMPANHAMENTO EM TEMPO REAL

O amante da vela que quiser acompanhar a Refeno em tempo real poderá acessar o link no site da regata (aqui). A transmissão pode ser feita de um modo geral (visualizando todos os barcos), por classe (visualizando os barcos que competem em determinada categoria) ou individual.

​Com o objetivo de agrupar os barcos de acordo com suas características e desempenho, a ​partida foi dividida em três grupos, com os prováveis Fita Azul largando no último grupo, às 13h. Confira os horários das largadas por classes:

GRUPO VERDE (12h)

AVATAR

BOLERO II

CHANDON/VALE DO AVE – TORO

CYGNUS

DE BOA

ENTRE PÓLOS

FANTASIA

LABADEE IV

MISTRALIS

PANDA II

PUELCHE

RISCO ZERO

SEM DESTINO

SHINDA

SURO 3

TALISMANN

TAPIOCA

THAIMAR

VICTOR 1

GRUPO VERMELHO (12h30)

ALIENA

AQUARIO III

GAUDÉRIO

KATHINI

LIBERTY

MOREREH

RECREIO X

SEM FIM

SORELLE

YAREBE

ZADIG

ZENITH

GRUPO AMARELO (13h)

ANAKENA

AVENTUREIRO 3

AVOADOR²

BORANDÁ

CAMIRANGA

CIRANDA

JAHÚ 2

KAKAMAUMAU

LAVIE

LEXUS/CHROMA

PAPANGU

PATORUZÚ-CT VIAGENS

SAUDADE

VO RAI

ZEN

MARUJOS/Z6NAUTICA

HISTÓRICO

A Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (Refeno) atrai, todos os anos, competidores do Brasil e de várias partes do mundo. E não é difícil entender o porquê. O mar, o vento e o clima de Pernambuco são ideais para a navegação. E as paisagens, tanto na partida quanto na chegada, são encantadoras.

Todos os anos, os barcos partem do Marco Zero, ponto central do Recife e seguem com destino a Fernando de Noronha, ilha oceânica de águas cristalinas, onde é possível encontrar natureza pura, com golfinhos e atobás fazendo a festa dos visitantes.

A Refeno é considerada a primeira regata oceânica do país. Ela foi criada em 1986. O atual recorde é do veleiro Adrenalina Pura, da Bahia, que teve como comandante Georg Ehrensperger. Ele conquistou a marca de 14h34min54 em 2007.

PATROCÍNIO

A Refeno 2017 conta com o patrocínio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Estado de Pernambuco e da Empetur, além do apoio da Capitania dos Portos de Pernambuco, 3º Distrito Naval, Administração de Fernando de Noronha, Prefeitura da Cidade do Recife, Parque Marinho de Fernando de Noronha, ICMBio, Armazéns do Porto, Porto Novo, Agemar, Revista Náutica, Luzeiros Hotéis, Texas Bar e Downtown Pier.