As novidades para a 29ª edição da Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha, com largada no dia 30 de setembro, ao meio dia, no Marco Zero do Recife, não param de chegar. Desta vez, trata-se do evento “Refeno: saúde de vento em popa”.

Entre os dias 3 e 4 de outubro, das 9h ao meio dia, os comandantes e tripulantes da Refeno que são médicos vão realizar um atendimento voluntário no Hospital São Lucas, no Arquipélago de Fernando de Noronha. O objetivo é abranger algumas especialidades que são escassas na Ilha, mas que possuem uma grande demanda de pacientes, entre elas: dermatologia, ortopedia, urologia e a realização de pequenas cirurgias.

“A grande importância desta ação se dá pelo fato de levar o especialista ao arquipélago, ao invés de o paciente precisar sair da ilha em busca desse atendimento. Isso acabaria gerando um custo elevado à nível de saúde pública, além de provocar uma ausência do paciente de seu trabalho e do convívio familiar”, reforçou o sócio, médico e tripulante da Refeno, Rodrigo Quintas, idealizador da ação.

O ato reforça o cunho social que também engloba a Refeno, que como de costume, além de patrocinador, realizará a doação de kits de higiene pessoal para 300 crianças da creche Bem-Me-Quer, também em Noronha.