(Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga)

O Flotilha de Dingue reuniu 30 velejadores de 15 tripulações, no último domingo (10 de setembro), para uma regata em comemoração ao 17º aniversário de fundação da equipe. Para a data especial, a competição ganhou um formato diferente, com uma gincana apta a proporcionar aos competidores um caráter de fusão entre disputa e diversão.

Ao final do dia, os grandes vencedores da regata festiva foram Hans Hutzler e seu filho, Felipe Hutzler, de apenas cinco anos. Logo atrás veio René Hutzler e sua filha Sofia. A embarcação Gudino II, com José Araújo e Jhonas Gomes, fechou o pódio ocupando a terceira colocação.

Para a prova, três botes infláveis e dois optimists, contendo um tipo de bola plástica diferente, foram distribuídos ao longo do Rio Timbó, em frente à sede do Cabanga Iate Clube de Pernambuco em Maria Farinha, no Litoral Norte do Estado. A cada bola foi atribuída uma quantidade diferente de pontos, e os velejadores precisaram coletar a maior quantidade possível de esferas para aumentar seu score.

O objetivo da brincadeira foi trabalhar a aproximação de marcas, controle do rumo e formulação de estratégias, pois os atletas precisavam considerar correnteza, horário de mudança da maré, intensidade do vento, quantidade de barcos se dirigindo a um bote, além de outros fatores, para que pudessem tomar decisões. Os ventos entre 13 e 15 nós não facilitaram para os Dingues, aumentando a dificuldade do exercício e exigindo dos velejadores cuidados com estabilidade do veleiro e regulagens adequadas para as condições de tempo.