A equipe brasileira encerrou as regatas por equipe do Campeonato Mundial de Optimist, nesta segunda-feira (17 de julho), entre os 12 melhores times da competição. As disputas tiveram início no último domingo (16), e a primeira fase contou com 48 equipes, dividida em duas chaves.

O primeiro dia de disputas foi bastante casantivo, visto que as equipes ficaram sete horas na água. O time brasileiro, que conta com a participação da velejadora do Cabanga, Marina da Fonte, venceu as regatas contra Áustria, Indonésia e Irlanda, perdendo para Singapura. O desempenho levou os velejadores às oitavas de final, onde acabaram sendo eliminados pela China.

Após excelente performance na fase final, o time verde-amarelo encerrou sua participação na competição por equipes no top 12. Vale destacar o desempenho do técnico Edival Júnior, pernambucano do Cabanga, que comanda a equipe pela primeira vez em uma competição mundial.

A taça de grande campeão das regatas por equipe ficou nas mãos dos Estados Unidos. Algoz do Brasil nas oitavas de final, a China ficou com o vice-campeonato.