O Cabanga Iate Clube de Pernambuco, referência nacional na vela, agora contará com mais um esporte náutico. O Comodoro Jaime Monteiro Jr. anunciou a criação de um novo departamento, desta vez voltada para as competições de remo. O projeto é uma parceria com Reinaldo Ramos, presidente da Federação de Esportes a Remo do Nordeste (Fereno).
A ideia inicial envolvendo o cronograma da modalidade é, além de disputar competições, criar a médio e longo prazo o departamento de remo social, visando formar novos competidores e fomentar o lado social. A prática de remo e canoagem também contará com escolinha para sócios do clube.
De início, o clube disponibilizará 31 barcos, tanto na sede do Recife, quanto na sub-sede, em Maria Farinha. A capital pernambucana contará com 2 four skiff 4 sem, 2 double skif 2 sem, 2 skiff puro, 6 barcos canoe escola simples, 1 barco canoe escola dupla e 8 barcos de canoagem. Já no Litoral Norte, ficarão 1 double skif 2 sem, 1 skiff puro, 4 barcos canoe escola simples e 4 barcos de canoagem.
A expectativa é que a Equipe Master do Cabanga já dispute ao menos três competições ainda este ano, a exemplo do Campeonato Brasileiro Aberto, que acontece no Rio de Janeiro, no mês de outubro; o Brasileiro Máster, marcado para novembro, em São Paulo; e o Norte/Nordeste de Remo, que acontece em dezembro no Rio Grande do Norte.