O Cabanga Iate Clube de Pernambuco divulgou o Aviso de Regata (AR) da 29ª edição da Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha, que neste ano será realizada dia 30 de setembro. Assim como nos últimos anos, as embarcações percorrerão um total de 298 milhas náuticas, o equivalente a 545 quilômetros de distância entre a partida, no Marco Zero do Recife, e a chegada, em frente ao Mirante do Boldró, no Arquipélago de Fernando de Noronha.

Clique aqui para acessar o AR da Refeno 2017

As inscrições para para uma das mais tradicionais regatas oceânicas da América do Sul começam a partir do dia 15 de abril e poderão ser realizadas no www.refeno.com.br. O período de inscrição segue até o dia 28 de setembro. O valor inicial da taxa para quem efetuar o pagamento até o dia 31 de maio é de R$ 650,00, por pessoa.

Poderão se inscrever embarcações nas classes ORC, RGS, Mocra, Multicasco Catamarã, Multicasco Trimarã, Aço, Bico-de-Proa, Aberta e Turismo.

Criada há 29 anos, a Refeno é considerada a primeira regata oceânica do Brasil. Em 2016, a embarcação gaúcha Camiranga, comandada por Samuel Albrecht, ganhou o troféu Fita Azul pela terceira vez consecutiva com direito a quebra de recorde entre os monocascos. O veleiro completou a travessia em 19h56min40.

As inscrições são referentes a cada tripulante inscrito e incluem o seguinte:

– Franquia de ancoragem de até 30 dias, no Cabanga Iate Clube, a partir da chegada do barco, mantendo-a até o dia 31 de outubro;
– Identificação para livre acesso ao clube e suas dependências;
– Almoço de abertura da semana Refeno;
– Jantar de confraternização;
– Taxa de preservação ambiental em Fernando de Noronha por cinco dias;
– Taxa de ancoragem em Fernando de Noronha por cinco dias;
– Kit do evento;
– Coquetel de entrega dos prêmios em Fernando de Noronha;
– Crianças até 12 anos completos não pagam inscrição;

NÚMEROS DA REFENO
– 28 edições
– 1785 embarcações (média de 64 embarcações por edição)
– 10.385 tripulantes (média de seis por embarcações)
– Média de 370 tripulantes por edição
– Participantes de 16 estados brasileiros e 22 países
– Em 2004, a Refeno bateu recorde de participantes: foram 146 barcos inscritos na regata. E o grande vencedor foi o Ave Rara, um trimarã de Pernambuco, embarcação espartana e muito veloz, comandada por Vicente Gallo.
– O atual recorde é do veleiro Adrenalina Pura, da Bahia, que tem como comandante Georg Ehrensperger. Ele conquistou a marca de 14h34min54 em 2007.
– O recorde dos monocascos é do veleiro gaúcho Camiranga, comandado por Samuel Albrecht, que em 2016 fez a travessia em 19h56min40