Depois de cinco dias de competição, a Semana de Vela em Buenos Aires chegou ao fim nesta segunda-feira (10) de forma especial para os atletas do Cabanga Iate Clube de Pernambuco. O número 1 do Brasil, Tiago Monteiro (Time PE), 15 anos, enfrentou ventos fracos no último dia de regatas e finalizou sua participação ocupando o posto de melhor brasileiro na competição e segundo lugar geral da classe Optimist Timoneles. O título da categoria ficou com o argentino Lucas Videla, sexto melhor do mundo.

A também velejadora do Cabanga e da classe Optimist Timoneles, Marina da Fonte, que durante toda a competição esteve entre os dez mais bem colocados da classificação geral, encerrou sua participação ocupando o segundo lugar entre as mulheres, sendo a melhor brasileira. Ludmila Lira, também do Cabanga, terminou em quarto entre as mulheres. Os atletas foram acompanhados pelo treinador do vela do Cabanga, Edival Júnior. 

A Classe Optimist Timoneles contou com a participação de 226 velejadores. Entre eles, Antônio da Fonte, Pedro Onias, Letícia Lira e Anita Zirpoli que também fazem parte do Cabanga.
O bom desempenho dos velejadores é bastante animador para o Campeonato Brasileiro de Optimist 2017, que será realizado em Vila Velha/ES, já que a Semana de Vela em Buenos Aires foi uma espécie de preparação para esta competição. O próximo desafio da equipe do Cabanga será o Campeonato Norte/Nordeste em Fortaleza, no mês de novembro.

A semana de Vela em Buenos Aires teve, ao todo, a duração de cinco dias, que foram divididos em dois finais de semana. Participaram da competição as classes Optimist Principiantes, Optimist Timoneles, Cadet, 420, Laser Standard, Laser Radial, Laser 4.7, 29er, 49er, F18, Snipe, Lightning, Star, Soling, J/24, Grumete, OD 27, S 33, Conte 24, Match 30, Moth y 2.4 mR.