Fita Azul da Refeno 2022, o Aventureiro 4 (do comandante Hans Hutzler) está fazendo bonito também na Cape2Rio 2023 – única regata transoceânica do Hemisfério Sul. No sexto dia da travessia entre a Cidade do Cabo (África do Sul) e o Rio de Janeiro, o Aventureiro trava uma batalha emocionante com o norte-americano Norhi pela primeira colocação, com alternância na liderança em vários trajetos do percurso. Acompanhe pelo site da Cape2Rio.

A partida ocorreu na última segunda-feira (02/01), na Cidade do Cabo. A previsão de conclusão das cerca de 3.500 milhas náuticas é para 18 dias. Ou seja, ainda restam 12 dias de muita disputa pelas águas do Oceano Atlântico.

Fita Azul da Refeno, Aventureiro 4, de Hans Hutzler, parte para a regata Cape2Rio

Fita Azul com Aventureiro 4, Hans Hutzler conta sobre travessia da Refeno 2022

Na tarde da última sexta-feira (06/01), após mais de 1000 milhas navegadas, o barco pernambucano cruzou um importante marco: o Meridiano de Greenwich, que separa os hemisférios Oriental e Ocidental. Nesse momento, várias nuvens com grandes variações de vento e chuva cobriram toda a área. O Norhi estava bem próximo, mas fora do alcance visual, radar ou AIS.

Durante a travessia, algumas situações são peculiares. “Teve dia que escureceu quase às 20h e no dia seguinte, às 6h ainda não estava claro… hora de mudar o fuso, pois estamos navegando para o W, e a cada 15 graus navegados o sol passa 1h mais tarde por cima de nós. Ontem (05/01) passamos do fuso da África do Sul para o fuso de Paris, e hoje (06/01) já atrasamos mais 1h para o fuso GMT (Greenwich Mean Time, Londres). Ainda faltam mais 3 fusos até o Brasil”, escreveu a tripulação do Aventureiro 4 no rastreador IridiumGO/PredictWind doAventureiro4.

CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR O RASTREADOR

Lembrando que essa edição marca os 50 anos desta importante regata internacional, iniciada em 1973. Além do O Aventureiro 4, do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, o veleiro Audaz, de Julio Luchesi, representa o Brasil na Cape2Rio 2023, que acontece a cada três anos.

Tripulação do Aventureiro 4 para a Cape2Rio 2023

Hans Hutzler – capitão e navegador;
Karina Hutzler – responsável pelo provisioning e pelo bem estar de todos;
Felipe Hutzler – tripulante mais jovem da regata com apenas 10 anos, mas já com mais de 20 mil milhas navegadas e 2 travessias do Atlântico;
Pierre Joullié – 2 Cape2Rio e 2 Buenos Aires – Rio e muita experiência de oceano;
Rafael Chiara – além de grande velejador, profundo conhecedor do barco e seus sistemas;
Claudio Teixeira – multicampeão de Hobbie Cat 16.

Fotos: Alec Smith / ImageMundi