A flotilha pernambucana de Optimist está em ação no Campeonato Sul-Americano! Os atletas Henrique Penna, Lucas Sant’ana e Beatriz Raposo representam o Estado de Pernambuco em uma das maiores competições do continente, com o Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) como sede da edição deste ano. O trio de velejadores é do Cabanga Iate Clube de Pernambuco. A competição internacional começou no último sábado (08/10) e vai até o dia 14/10 (sexta-feira). 

O Sul-Americano de Optimist reúne 162 velejadores de países como Argentina, Bahamas, Bermudas, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. O Brasil conta com a delegação mais expressiva, com um total de 40 atletas, idades entre 12 e 15 anos. A competição é realizada pelo ICRJ, com a coordenação técnica da Internacional Optimist Dingue Association (IODA) e o apoio da Associação Brasileira da Classe Optimist (OptiBRA) e da Confederação Brasileira de Vela (CBVela). 

O trio pernambucano conquistou a classificação para a competição internacional após os resultados obtidos no Campeonato Brasileiro de Optimist, disputado em janeiro deste ano em Maria Farinha/PE, na subsede do Cabanga, no Litoral Norte de Pernambuco, e na Seletiva de Optimist, que aconteceu em março deste ano na Sede Oceânica do Veleiros da Ilha, em Jurerê, bairro de Florianópolis/SC. Cada competição teve doze regatas. Somaram-se os pontos dos dois certames e cada velejador (a) descartou o pior resultado em cada um deles. Desta forma, foram somadas a pontuação das onze regatas do Brasileiro e das onze da Seletiva.

Lucas Sant’ana garantiu a vaga para o Sul-Americano e confirmou presença. Já Henrique Penna e Beatriz Raposo foram convocados por vagas extras concedidas ao Brasil.