O final de semana será de festa e muita competição na Bacia do Pina, no Recife/PE. Embarcações das classes Dingue, Oceano e Optimist caem na água para disputa da Regata de Aniversário do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, que completou no último dia 2 de abril, 69 anos. 

A primeira regata será realizada na manhã deste sábado (9), às 10h, pela classe Dingue. O percurso será do Marco Zero do Recife até o Pontal de Maria Farinha, Litoral Norte de Pernambuco. Será a primeira vez que a classe fará um trajeto como esse. “Há duas semanas, pela Taça Comodoro, realizamos o percurso inverso, considerado um clássico para o Dingue em Pernambuco. Antes da edição deste ano, a última vez que a classe havia disputado uma competição com esse modelo foi em 2001, na então Copa Cabanga”, relembrou o capitão da flotilha de Dingue, Leonardo Almeida.

No Optimist, seis regatas estão programadas para o sábado (9) e domingo (10). As disputam contam pontos para o ranking da Flotilha, que no final do ano define a quantidade de velejadores que integrarão o Campeonato Brasilerio da classe em janeiro de 2017. Vinte e cinco embarcações, com crianças de 07 a 15 anos, disputarão as seis regatas programadas, sendo até três em cada um dos dias.

No domingo (10), a vez será dos monocascos, catamarãs e trimarãs disputarem a regata da classe Oceano. O percurso será do Marco Zero até o Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. A linha de chegada será em frente ao monumento Francisco Brenand, no Recife Antigo.

A premiação da Regata de Aniversário do Cabanga será realizada no domingo (10). Na ocasião também serão premiados os campeões da Taça Comodoro, realizada no início de março.