Tudo pronto. A Flotilha de Optimist do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, classe de iniciação à vela, já está em Jurerê, Santa Catarina, para disputar, de 8 a 17 de janeiro de 2016, o 44º Campeonato Brasileiro da classe. A competição, que reunirá mais de 200 velejadores de 7 a 15 anos de diversos estados do País, é classificatória para quatro importantes campeonatos – o Mundial, o Europeu, o Norte Americano e o Sul-Americano de Optimist. Pernambuco será representado por 17 velejadores – seis estreantes e 11 veteranos (ver lista abaixo).

Antes da disputa principal, as águas da Baia de Jurerê receberão, desta quinta-feira (8) até o próximo domingo (10), a Copa Brasil de Estreante, para velejadores que nunca disputaram uma competição oficial de Optimist. O Cabanga será representado por seis atletas – Anita Zirpoli, Antônio da Fonte, Cecília Farias, Manoel Carvalho, Guilherme Araújo e Pedro Onias. A competição será disputada em seis regatas, sendo duas por dia. 

De acordo com o Aviso de Regata da competição, serão disputadas até seis regatas. O retrospecto do Cabanga nessa categoria é bastante positivo. Nos últimos dois anos – 2014 e 2015 – o Cabanga Iate Clube de Pernambuco ficou com o título – Vinicius Oliveira (2014) e Marina da Fonte (2015).

A disputa do Brasileiro começa no dia 11 de janeiro. Estão previstas, dependendo das condições do vento, até 12 regatas. Nos dias 16 e 17 serão realizadas as regatas finais que definirão o campeão geral e por categoria – juvenil, infantil e mirim masculino e feminino. “Vamos para o Brasileiro de Optimist competir limpo e determinado no rumo da vitória! Bom campeonato e bons ventos a todos”, comentou o comodoro do Cabanga, Jaime Monteiro Jr.

Em 2015, o velejador do Cabanga Tiago Monteiro terminou o Brasileiro, realizado na Baia de Guanabara, no Rio de Janeiro, na segunda colocação geral. O título ficou com Tiago Quevedo, do Rio Grande do Sul. O Cabanga ainda teve Marina Hutzler, terceiro lugar geral no feminino; e Marina da Fonte, terceiro no infantil feminino.

O 44º Campeonato Brasileiro de Optimist tem chancela da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e da Associação Brasileira da Classe Optimist (ABCO).

Confira nossos representantes na Copa Brasil Estreante e no Campeonato Brasileiro de Optimist:

ESTREANTES (6) 

Anita Zirpoli

Antônio da Fonte

Cecília Farias

Guilherme Araújo

Manoel Carvalho

Pedro Onias

 

VETERANOS (11) 

Antônio da Fonte

Arthur Granja

João Pedro Cardoso

Julia Ollivier

Letícia Lira

Ludmila Lira

Luísa Vasconcelos

Marina da Fonte

Marina Hutzler

Pedro Onias

Roberto Cardoso

Tiago Monteiro

Tiago Soares

Vinicius Oliveira