O trabalho na vela de base desenvolvido pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco desde 2010, sob a supervisão do coordenador de vela Edival Júnior, já vem surtindo efeito há pelo menos três anos. Na última segunda-feira (12), mais um importante resultado embasou esse projeto. 

O velejador do Cabanga Tiago Monteiro, 14 anos, terminou a tradicional Semana de Vela de Buenos Aires, considerada uma das principais competições de vela do Mundo, realizada na Bacia do Norte Yacht Club Argentino, na 14ª colocação geral, o melhor brasileiro na disputa da classe Optimist, que contou com 213 velejadores. Nas 12 regatas disputadas, Tiago somou 77 pontos perdidos. Entre as melhores posições alcançadas, destacam-se um terceiro, um quarto, dois quintos e um sexo lugar.

Além de Tiago, o Cabanga Iate Clube de Pernambuco foi representado por Vinicius Oliveira (55º), Marina da Fonte (66º), Ludmila Lira (106º) e Letícia Lira (134º). Confira classificação final da competição de Optimist clicando aqui. 

Este ano, o evento reuniu mais de 700 velejadores, divididos em 21 classes, da Argentina, Antilhas Holandesas, Bermudas, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Estados Unidos, França, Guatemala, Ilhas Virgens, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Suíça e Uruguai.

A Semana de Buenos Aires é conhecida pelo alto nível técnico das regatas. “Esse campeonato vai somar muita experiência na vida de cada um dos nossos velejadores. Além do bom nível técnico, todos eles velejaram com ventos e condições climáticas difíceis e atípicas à nossa realidade”, analisou o coordenador de Vela do Cabanga, Edival Júnior, que acompanhou os velejadores do Cabanga em Bueno Aires.

Agora, todas as atenções da Flotilha de Optimist do Cabanga Iate Clube de Pernambuco estão voltadas para o Norte/Nordeste da classe, que será realizado na sub-sede do Cabanga em Maria Farinha, Litoral Norte de Pernambuco, no final deste mês.

CAMPEONATO CARIOCA
O final de semana também foi especial para outra velejadora de Optimist do Cabanga Iate Clube de Pernambuco – Marina Hutzler, que disputou a primeira etapa do Campeonato Carioca da Classe de Optimist, realizada no Iate Clube do Rio de Janeiro. Marina Hutzler terminou na quarta colocação geral e como segunda melhor menina da competição.