Foto: Fred Hoffmann

Boas novas em terras francesas. O velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Tiago Monteiro, sagrou-se campeão da Coupe Internationale de Optimist, realizada até esta sexta-feira (17), no Centre Nautique, em Plérin, na França. Ao todo, 403 velejadores de nove países do mundo participaram da competição, sendo 11 deles do Cabanga, como parte de um intercâmbio.

Tiago terminou a competição com 35 pontos perdidos (pp) no total. O pior desempenho do pernambucano na competição foi um 12º lugar, que terminou sendo descartado.O velejador do Cabanga obteve um desempenho incrível, vencendo duas das nove regatas disputadas, e terminando em terceiro em mais duas.

Em segundo e terceiro ficaram dois franceses, Alexandre Auger e Louis Barbet, com 36 e 56 pp respectivamente. O segundo brasileiro melhor colocado foi Vinícius Gondim, também do Cabanga, que terminou a competição na décima posição, com 99 pontos perdidos, tendo vencido uma regata. O resultado final pode ser conferido clicando aqui.

“Muito importante essa conquista para a vela pernambucana. A Copa reúne o maior número d atletas de uma competição de Optimist, é super disputado na França. Tiago disputou em pé de igualdade com dois velejadores franceses mais leves e que conhecem a raia com muita propriedade. Sem dúvida nenhuma um título de grande importância para sua carreira”, resumiu o pai do velejador, Ted Monteiro.


Foto: Gabriel Heusi-ICSC

A competição na França também serviu como preparação para o Campeonato Mundial de Optimist, que será realizado em Kamien Pormorski, na Polônia, de 25 de agosto a 5 de setembro deste ano. Pelo segundo ano consecutivo, o velejador do Cabanga  conquistou uma das cinco vagas do Brasil no Mundial. É importante destacar que só participam do Mundial os cinco primeiros velejadores de 60 países do mundo.

INTERCÂMBIO
A viagem dos 11 velejadores do Cabanga Iate Clube para França foi parte do primeiro intercâmbio de um clube náutico no Brasil. Além da clínica de vela (realizada de 3 a 11 de julho) e da Coupe Internationale de Optimist (12 a 18 de julho), a programação também incluiu passeio de bicicleta e pique-nique na Ilha de Bréhat. Os velejadores ainda participaram de uma competição de Stand-up Paddle e uma mini-competição de Optimist França/Brasil. O retorno da delegação está previsto para o dia 20 de julho.

PARCERIA
Como parceria, no final deste ano, a flotilha de Optimist do clube francês, Centre Nautique de Perros-Guirec, vem fazer esse mesmo tipo de clínica aqui em Pernambuco, no Cabanga Iate Clube de Maria Farinha, Litoral Norte de Pernambuco.