Uma das principais competições do calendário nacional, a Copa da Juventude de Vela será realizada no Clube Veleiros do Sul, em Porto Alegre, a partir desta terça-feira (5) até o domingo, com cinco duplas do Cabanga. Na classe 29er, o clube será representado por: Tiago Monteiro e Vinícius Oliveira, Letícia Lira e Anita Zirpoli, Ludmila Lira e Júlia Ollivier. Já no 420 serão Roberto Cardoso e Gustavo Guedes, e Marina da Fonte que velejará com a baiana Marina Arndt.

O torneio ainda será disputado por velejadores das classes RS:X (Masc. e Fem.), Laser Radial (Masc. e Fem.) e Nacra 15 (Misto). No 29er, serão realizadas 12 regatas e, ao final, a premiação será destinada aos três primeiros colocados de cada categoria.

As duplas do Cabanga desembarcaram em Porto Alegre com antecedência para finalizar a preparação para a Copa da Juventude. Tiago Monteiro e Vinícius chegaram à capital gaúcha no dia 18 de janeiro, enquanto os outros atletas foram na semana seguinte para os últimos dias de treinamentos.

“Nossos barcos tiveram de vir antes, então, eu e Vinícius viajar logo também para treinar para a Copa da Juventude, se adaptar às condições e conhecer a raia. É importante fazer esse reconhecimento. Letícia e Anita Ziporli, e Ludmila e Júlia chegaram poucos dias depois também para realizar atividades no local da competição”, explicou o velejador Tiago Monteiro.

O Cabanga volta a disputar a Copa da Juventude de Vela após um ano de ausência. A última participação foi em 2017, na edição realizada em Maria Farinha, que teve como um dos destaques Tiago Monteiro, na 3ª colocação ainda na classe hobie cat 16. Vinícius Oliveira, no 29er, também ficou no 3º lugar.